quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Casamento

Eu estava conversando com os meus colegas de trabalho sobre casamento e TODOS são casados, menos eu. Eu fiquei pensativa depois da conversa, porque apesar de demonstrarem que não aturam muito suas respectivas mulheres, eles não sabem viver sem elas. Acredito que um dos grandes problemas é o fato das mulheres serem muito “surtadas” e por isso, tentei analisar essa questão do casamento, e o motivo das pessoas se casarem com (segundo eles) o grande amor da sua vida e só viver reclamando disso.

Eu tenho minhas GRANDES dúvidas sobre casamento, e não possuo intenção nenhuma de me casar, mas um deles apontou para uma questão muito interessante, a solidão, ninguém quer ficar só para sempre, ninguém quer acabar somente com amigos e família, todo mundo quer uma pessoa que te acompanhe durante sua vida de uma forma mais intensa que seus amigos e familiares podem fazer, e acredito eu que esse é o ponto que uni todo o resto para as pessoas acabarem se casando. Sabe aquela última pessoa que você teve um relacionamento sério, mas você terminou com ela, só que não conseguiu partir pra outra e nem ela, com o tempo você acaba esquecendo porque terminaram e mesmo não se amando acabam voltando, pois já se conhecem e acaba sendo mais fácil, cômodo e menos solitário.

Tenho que enfatizar no fato que as mulheres são seriamente perturbadas e acabam enlouquecendo e deixando seu parceiro louco para não ficar sozinha na insanidade, é claro que os homens não são nenhum santo, não agüentam ver um rabo de saia e se der mole então, esquece até que é comprometido, mas eu coloco uma parcela de culpa desse tipo de comportamento nas mulheres, desculpa “parceiras”, mas temos que admitir que imaginamos demais e esquecemos de enxergar a realidade. Se ele casou com você é porque ele escolheu você para a vida toda, ou até o momento em que vocês consigam se aturar, mas a questão é que ficar martelando em questões de traição, não dar atenção, chegar tarde do trabalho, sair com os amigos, não ter momentos a sós, são questões CHATAS e que tiram os homens do sério e a admiração vai se perdendo entre todas essas questões que você pode evitar sendo mais compreensiva, até porque homem quando quer trai, dar atenção, chega cedo do trabalho, sai menos com os amigos e só quer ter momentos a sós com você, o problema é a cobrança, pelo menos eu enxergo dessa forma. Cobrar é cansativo, é você exigir algo que aquela pessoa não pode ou não está afim de te dar naquele momento e exigir acaba fazendo com que a pessoa faça o que você quer sem vontade, animo e sinceridade.

Por ser mulher sei muito mais os sentimentos femininos, por isso, sei que acabamos sendo mais carentes e nos apegamos mais rápido pelo nosso parceiro por causa disso. Acredito que a carência está ligada a solidão, quando você se encontra a um longo tempo sozinho, você se torna cada vez mais carente, o que piora sua situação; caso um dia encontre alguém, você vai se apegar por essa pessoa de uma forma muito doentia ou até mesmo fantasiosa.

Particularmente eu creio que os casamentos são uma farsa, é um rotulo dado ao tipo de pessoas que já se encontram em uma fase da vida que precisa de companheirismo, precisa chegar em casa e encontrar alguém te esperando. É típico do ser humano se sentir importante pelo menos para uma pessoa que é importante para ele.

Quando duas pessoas se comprometem em ter um relacionamento sério, morando juntas, dividindo todos os tipos de informações, problemas e alegrias, elas devem também se comprometer em serem felizes juntas, serem compreensivas e sempre se colocar no lugar do outro, serem menos desconfiadas, mais parceiras, porque se aquele homem te escolheu foi porque em algum momento ele acreditou que era você a mulher da vida dele, e mesmo que as vezes ele duvide disso ou façam com que ele duvide, você tem todas as armas para fazer com que ele tenha sempre certeza que a mulher que está do seu lado é a certa. Eu vejo muito relacionamento desgastante, cheio de brigas e não consigo me imaginar vivendo assim, não sei como eu seria sentindo ciúmes ou não aceitando certas coisas, mas tentaria sempre lembrar que eu fui a escolhida dele e que isso é ótimo e sempre tentar me erguer através desse fato que deveria ser sempre o mais importante, porque as vezes podemos ter feito a escolha errada e você só percebe isso quando esquece porque está com aquela pessoa e acaba encontrando em outras sempre algo muito mais interessante e trai, se perde, se machuca, é a partir desse momento que devemos nos tocar e perceber que não deixamos que eles sejam sinceros suficiente para terem coragem de dizer que não te ama mais. Isso vale tanto para os homens quanto para as mulheres, a questão é que eu vejo que as mulheres são muito mais propensas a viver em um casamento ruim e infernizando a vida do homem, do que os homens fazendo isso, eu vejo muitos homens em relacionamentos ruins por falta de coragem de lidar com aquela “louca” que está do seu lado, diferente das mulheres que se mantém em um relacionamento ruim porque não quer que ele seja feliz com mais ninguém, já que não pode ser com ela.

Acho valido todos antes de casar refletirem e tomar essa atitude com consciência e não só com o coração, porque com o tempo o amor passa, o que fica é uma pessoa do seu lado que você ainda admira e pode conversar sobre tudo.

3 comentários:

  1. Mais uma vez, um texto realista, equilibrado, justo.
    Acho que vc fez uma boa observação do ponto de vista feminino e masculino. Com o tempo vc vai querer casar. Eu tb n gosto de casamentos, não acredito em almas gemeas e "pessoas certas". Acredito em maturidade, afinidade e determinação. A uns meses eu estive muito doente e achei q ia morrer.. bom.. sobrevivi e a doença me fez ter uma ótica diferente da vida a 2. Nos momentos difíceis eu questionei minha função na humanidade e a função da humanidade em mim. Eu sei, parece besteira mas quando vc acredita q vai morrer algumas coisas passam a fazer sentido.
    Hoje eu gostaria de ter uma pessoa ao meu lado. Uma esposa ou qq coisa assim. Uma pessoa pra abraçar a noite (mesmo por um instante) e beijar pela manha.
    Coisas simples que ganham sentido.
    Uma coisa q vc n falou é q com o tempo, as mulheres começam a acreditar que podem saber o q ;e melhor pra nos. Nos questionam sobre o emprego, sobre o domingo (que queremos ficar em casa jogando videogame e elas querem ir para alguma fazenda ou a feira) elas, sem querer, se tornam ditadoras e nesse momento o encanto acaba.
    Bom!! é um assunto pra horas rs
    Otimo texto.
    Bjs menina.

    ResponderExcluir
  2. "Coisas simples que ganham sentido." - disse tudo.
    Casamento é complicado, e o que não é complicado nessa vida?
    É um jogo de duas medidas. Você tem que valorizar o seu lado, sempre. Mas além de você, há outra pessoa na relação, que te escolheu pra seguir junto a você na vida e etc, tudo que você já citou aí.
    O grande lance é o bom senso. Eu acho.
    Fora isso, há sempre uma tampa pra uma panela véa. =]

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente eu sei o quanto a mulher pode se tornar uma controladora e ditadora com o tempo, mas te digo que não é por mal. Tentamos cuidar do que é importante para gente, fomos criadas assim, temos o instinto materno e de proteção muito aflorados e desde pequena nos estimulam a cuidar de nossas bonecas e principalmente vemos como somos tratadas de forma diferente dos meninos. Uma mulher criada como mulher sempre se tornara uma ditadora, controladora a não ser que ela mesmo se policie e perceba quando está extrapolando. As mulheres "moleques" que se tornam menos chatas aos olhos dos homens, normalmente não foram criadas como mulheres, pelo contrario, ou tiveram muitos irmãos ou não tiveram mães e por ai vai. Mas realmente isso é um assunto pra horas. rsrs
    Pois é Mila, casamento é complicado, mas é uma escolha que as pessoas estão fazendo aleatoriamente como se até certa idade você tem que casar, então vamos sair procurando uma ai pra casar se eu me separar depois de um ano não tem problema não, ou até mesmo a velha e doce ilusão de que com aquela tudo vai dar certo sempre. A gente se engana achando que sempre vamos estar bem com as pessoas e no primeiro problema estamos dando com o pé pra trás, esquecemos que somos humanos e o que mais fazemos nessa vida é errar.
    Acho que viajei demais, mas tudo bem. rsrsrs

    ResponderExcluir